O projeto português «Replay) está entre os finalistas do concurso Nova Bauhaus Europeia 2022, na categoria «Shaping a circular industrial ecossystem and supporting life-cycle thinking».
Trata-se de um projeto de reciclagem de brinquedos em fim de vida, liderado pela Zero Waste Lab e pela Precious Plastic Portugal, e que incluiu o desenvolvimento da primeira rede de recolha e triagem de brinquedos para a sua transformação sustentável e responsável, nos municípios de Lisboa, Porto, Cascais, Évora e Figueira de Castelo Rodrigo.
Defensor da economia circular, o projeto «Replay» promove o debate em redor da reciclagem de objetos plásticos, como brinquedos, e propõe soluções que envolvem as comunidades e entidades locais em todo o processo de seleção, desmontagem, contabilização e entrega.
A votação para os Prémios Nova Bauhaus Europeia 2022, no valor de 30 mil euros para cada vencedor, decorre até 16 de maio e inclui a avaliação realizada por um júri.
Em Portugal, a Nova Bauhaus Europeia é promovida pela Agência Nacional de Inovação (ANI) (no âmbito da rede PERIN) junto das entidades nacionais e apoiando a sua participação nesta iniciativa.
A Nova Bauhaus Europeia, lançada em 2020 pela Comissão Europeia, tem como objetivo distinguir projetos de transformação, assentes nos valores da sustentabilidade, estética e inclusão para o Pacto Ecológico Europeu, desenvolvendo colaborações entre a arte, a cultura e a ciência e a tecnologia.