Saltar para conteúdo

Notícias

2023-02-02 às 15h45

Primeiro-Ministro visita Forças Nacionais Destacadas na República Centro-Africana

O Primeiro-Ministro desloca-se, no dia 3 de fevereiro, a Bangui, República Centro-Africana (RCA), para uma visita às Forças Nacionais Destacadas. 

No âmbito desta deslocação, estão também previstos encontros com o Presidente da RCA, Faustin-Archange Touadéra, e com a Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, Valentine Sendanyoye Rugwabiza. 

Portugal tem mantido de forma continuada presença na República Centro-Africana, sendo este o maior contingente de Forças Nacionais Destacadas. 

Atualmente, Portugal participa com elementos nas duas missões da União Europeia e na MINUSCA-  Multidimensional Integrated Stabilization Mission in the Central African Republic  (ONU), contando as três missões na RCA com nacionais portugueses em posições de comando.

A União Europeia tem duas missões a atuar na República Centro-Africana: uma missão militar de treino (EUTM RCA- European Union Training Mission in Central African Republic) e uma missão civil de aconselhamento e monitorização (EUAM RCA- European Union Advisory Mission to the Central African Republic ), com a participação e chefia de Portugal em ambas. 

Portugal iniciou a sua participação na MINUSCA em 2017. Trata-se do mais importante envolvimento nacional em Operações de Paz.