Saltar para conteúdo

Notícias

2023-02-18 às 17h52

Primeiro-Ministro visita Angola em junho

Primeiro-Ministro António Costa, Presidente da República de Angola, João Lourenço, Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, Adis Abeba, 18 fevereiro 2023 (Foto: José Sena Goulão/Lusa)
O Primeiro-Ministro António Costa anunciou que visitará Angola em junho, a convite do Presidente da República de Angola, João Lourenço, para assinar o novo pacote de cooperação estratégica, que está a ser negociado pelos dois governos.

No final de uma reunião com o Presidente João Lourenço, em Adis Abeba (à margem da 36.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana), António Costa disse ambos avaliaram como os dois países podem «ajudar a dar um novo impulso à relação entre a Europa e África».

Por outro lado, «foi importante para fazermos o ponto da situação dos diferentes temas bilaterais que temos sempre em desenvolvimento, apontarmos uma data para a minha próxima visita a Angola e para assinarmos o novo pacote de cooperação estratégica», acrescentou.

«Os acordos estão a ser ultimados, os problemas técnicos que ainda bloqueavam algumas das linhas de financiamento» estão a ser discutidos, a «Senhora Ministra das Finanças de Angola esteve em Lisboa em dezembro» e «o nosso Ministro das Finanças estará em Luanda no próximo mês» para tratar destes assuntos.

Até junho, «os programas ficarão resolvidos do ponto de vista técnico» para o «novo plano estratégico de cooperação que vigora para o próximo triénio», disse ainda.

No plano das relações bilaterais e no papel de Portugal como intermediário de África junto da União Europeia, António Costa destacou as candidaturas a financiamentos internacionais.

«Uma das áreas de trabalho que julgamos poder desenvolver com Angola no futuro é um grande corredor logístico entre a bacia do rio Dande e o porto de Sines», disse.

Na «semana passada apresentámos esta candidatura a um financiamento no quadro da União Europeia, no grande programa de investimentos estratégicos que a União Europeia tem, identificando este [projeto] como um grande corredor estratégico» para os dois continentes, afirmou.

O Governo de Luanda quer construir, na foz do Rio Dande, um terminal oceânico que irá servir como plataforma logística do país e do interior da África Austral.