Saltar para conteúdo

Notícias

2022-12-25 às 21h00

Primeiro-Ministro deseja Natal de paz, solidariedade e confiança

Mensagem de Natal do Primeiro-Ministro
«Paz, solidariedade e confiança são as três mensagens que neste Natal de 2022 quero partilhar com todos os que vivem e trabalham em Portugal e com os portugueses que nos seguem de cada ponto da nossa diáspora», afirmou o Primeiro-Ministro António Costa na sua Mensagem de Natal.
 
António Costa disse que «paz é o que todos ansiamos desde que o horror da guerra regressou à Europa, com a invasão da Ucrânia pela Rússia».

«Solidariedade é, mais do que nunca, o valor que nos deve guiar para enfrentar as consequências desta guerra», disse, referindo a inflação, as taxas de juro e a fatura da energia que afetam famílias e empresas.

Só com este sentido de «solidariedade é que temos conseguido continuar a aproximar-nos das economias mais desenvolvidas da Europa, com o investimento das empresas, as exportações e o emprego a crescerem», o que dá ao País «razões para ter confiança».

António Costa afirmou que o nosso País nos garante hoje confiança, «quando tanta incerteza nos rodeia no cenário internacional» e «confiança no futuro, pelo que estamos a fazer no presente».

«Confiança na mobilização de todos em torno dos desafios estratégicos que se colocam ao nosso País», disse, acrescentando que a redução do défice e da dívida, o investimento nas qualificações, na ciência, na inovação, e na transição energética e climática «garante-nos que estamos no pelotão da frente para vencer os desafios do futuro».

O Primeiro-Ministro disse ainda que «é assim que podemos ter confiança que a nossa sociedade é capaz de garantir às novas gerações, que em Portugal terão a liberdade para seguir os seus sonhos e as oportunidades para construírem o seu futuro».