Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-02-04 às 9h30

Portugal vai fornecer carros de combate à Ucrânia

Carro de combate Leopard 2 do Exército (Foto: Exército português)
O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que Portugal vai ceder carros de combate Leopard 2 às Forças Armadas ucranianas, estando em curso, com a Alemanha, a recuperação de alguns destes carros de combate que estavam em depósito, para se opor à invasão russa.

Numa declaração à agência Lusa em Bangui, capital da República Centro-Africana, no final da visita à missão militar portuguesa no país, António Costa acrescentou que o envio de tanques para a Ucrânia não colocará em causa a capacidade militar nacional.

«Portugal tem também obrigações no quadro da NATO, de disponibilidade de equipamento para intervenções em caso de necessidade, que não pode deixar de cumprir», sublinhou.

O Primeiro-Ministro lembrou o envio, por Portugal, de material de guerra, de material humanitário e a ajuda humanitária, designadamente no acolhimento de refugiados.

«Temos também dado um apoio de emergência ao Orçamento da Ucrânia e estão em curso com o Governo ucraniano programas para a reconstrução de escolas numa província. Temos, igualmente, o esforço que resultou do reposicionamento das forças militares no quadro da NATO e que teve como consequência o reforço do flanco oriental onde Portugal está presente, agora reforçadamente, na Roménia», referiu.

Ainda nos próximos meses, Portugal colocará uma missão de Polícia Aérea na Lituânia.