Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-05-18 às 15h53

«Portugal tem de ser um País competitivo à custa da sustentabilidade»

Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques
A Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, disse que Portugal deve ser vendido como «o País mais sustentável do mundo», de forma a tornar-se mais competitivo e aumentar a receita turística.

«É isso que queremos. Está para nós muito claro ao nível de política pública, alinhada com o Turismo de Portugal, que Portugal tem de ser o País mais sustentável do mundo. Competitivo à custa da sustentabilidade», afirmou Rita Marques em Vouzela, onde ficou a conhecer o projeto de turismo sustentável em curso desde julho de 2020.

Para que tal aconteça, devem ser «muitos a rumar nesse sentido», com empresas de restauração, animação turística e hotelaria a trabalharem para obter a certificação da Biosphere (que certifica o turismo sustentável), como acontece em Vouzela, ou outras certificações.

«O importante é que façamos a diferença, porque, para continuarmos a crescer em valor, temos que ser muitos, não basta por decreto ou por imposição do Turismo de Portugal reclamarmos que somos o País mais sustentável do mundo. Temos de fazer um esforço conjunto», frisou.

A Secretária de Estado disse ainda que «o turismo não se vende só porque Portugal tem ativos extraordinários: paisagens idílicas, um mar maravilhoso e uma gastronomia genuinamente gostosa. Temos de trabalhar numa perspetiva diferente e profissionalizar este trabalho, orientando-o para as grandes tendências», acrescentando que, «hoje em dia, a sustentabilidade é algo que é avaliado positivamente pelo cliente» e, portanto, deve ser trabalhada nas suas três dimensões, nomeadamente económica, ambiental e social.

«Estamos com uma receita turística por turista muito interessante e a crescer de uma forma muito evidente. Temos uma meta muito tangível que é chegarmos a 2027 com 28 mil milhões de euros de receita turística», acrescentou.