Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-01-12 às 10h40

Portugal sobe 10 posições no Open Data Maturity Report

Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo

Portugal sobe 10 posições no Open Data Maturity Report 2022, face ao relatório publicado em dezembro de 2020, estando agora na 20.ª posição. Este relatório, que analisa o nível de maturidade de dados abertos em estados-membros da União Europeia (UE 27) e outros países europeus, demonstra os esforços nacionais no sentido de dinamizar e promover o ecossistema e comunidade de dados abertos nacional.

Estas evidências permitiram o avanço contínuo do país relativamente ao grau de maturidade, o que resultou na evolução da categoria de "Iniciante" para a categoria de «Seguidor», ao nível de dados abertos.

Os países considerados «Seguidores» são aqueles que já apresentam uma política de dados abertos estruturada e que têm vindo a promover atividades no âmbito da dinamização desta temática.

O relatório sistematiza ainda o diagnóstico realizado pela União Europeia relativamente à maturidade dos países europeus nas dimensões de «Política», «Impacto», «Portal» e «Qualidade», oferecendo uma visão geral das boas práticas aplicadas na Europa.

Para o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, «a subida de dez posições é o reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver, através da Agência para a Modernização Administrativa, no Portal de Dados Abertos da Administração Pública. No ano em que Portugal assume a liderança do Grupo da Digital Nations, este é mais um indicador de que somos um país avançado em Governo Digital, bem como estamos alinhados com as políticas públicas europeias para a digitalização e transparência».

Mais informação sobre o Portal de Dados Abertos da Administração Pública - Dados.gov.

Abrir, partilhar e construir. São as três palavras-chave do portal de dados abertos da Administração Pública que nasceu em 2011.

O portal dados.gov agrega e referencia dados abertos de diferentes domínios e sistemas da Administração Pública, constitui-se como o catálogo central de dados abertos em Portugal com informações das várias instituições da Administração Pública. O portal é dinâmico, atualizado e inclusivo, permitindo o acesso aos dados públicos, sem restrições de utilização e em formatos que podem ser facilmente trabalhados.

É desenvolvido e gerido pela Agência para a Modernização Administrativa que é a entidade nacional responsável pela promoção de uma política de Governo Aberto, representando o Governo português nos vários fóruns dedicados à temática dos dados abertos.