Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-10-02 às 17h37

Portugal prestou apoio técnico-eleitoral a São Tomé e Príncipe

Portugal apoiou ato eleitoral em São Tomé e Príncipe
No âmbito dos acordos de cooperação celebrados entre Portugal e São Tomé e Príncipe, o Ministério da Administração Interna, através da Administração Eleitoral da Secretaria Geral do MAI, colaborou com a Comissão Eleitoral Nacional de São Tomé e Príncipe na realização das Eleições Legislativas, Regionais e Autárquicas daquele País.

A colaboração consistiu no apoio técnico-eleitoral, que incluiu, numa primeira fase, a conceção, elaboração e produção das atas das operações eleitorais, dos modelos de boletins de voto e de diverso material de apoio.

Os atos eleitorais envolveram um total de 240.500 boletins de voto, 2.885 atas das operações eleitorais, 4.000 selos de segurança e ainda outro material, totalizando 5,14 toneladas de material enviado por Portugal.

Uma equipa da Administração Eleitoral acompanhou presencialmente, nas instalações da Comissão Eleitoral Nacional de São Tomé e Príncipe, as mais de 36 horas de duração das operações do escrutínio provisório, apoiando tecnicamente a equipa técnica local.

Esta colaboração permitiu também a partilha de conhecimentos e de experiências com equipa técnica da Comissão Eleitoral Nacional de São Tomé e Príncipe, no domínio das operações do escrutínio provisório.