Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-04-21 às 16h16

Portugal envia para a Ucrânia ambulâncias blindadas

Portugal vai enviar para a Ucrânia um conjunto de cinco viaturas blindadas de socorro e apoio médico no teatro de operações, anunciou a Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, durante a reunião do Grupo de Contacto para a Defesa da Ucrânia, que hoje se reuniu presencialmente em Ramstein, na Alemanha, assinalando também um ano da criação deste Grupo.
 
Trata-se de três blindados do tipo M113 em versão preparada para o transporte de feridos e de dois blindados do tipo M577 em versão médica, isto é, vocacionada para a montagem de postos avançados de socorro. 
 
Com esta nova doação, que se encontra em preparação para envio, eleva-se para cerca de 770 toneladas o total de equipamento militar, letal e não letal, fornecido por Portugal à Ucrânia desde o início da agressão perpetrada pela Rússia. 

Em articulação com as Forças Armadas, o Governo português enviou para a Ucrânia carros de combate Leopard 2A6, viaturas blindadas M113, veículos aéreos não tripulados de vigilância, armamento e munições, geradores de grande capacidade para produção de energia elétrica, equipamento de proteção individual e de comunicações, equipamento médico e sanitário, e kits de primeiros socorros em combate. 
 
Durante a reunião, Helena Carreiras informou ainda da disponibilidade de Portugal para fornecer às forças armadas ucranianas munições de calibre 105mm.
 
Perante os parceiros e aliados reunidos em Ramstein, a Ministra da Defesa Nacional reafirmou o compromisso de Portugal com a defesa da soberania e integridade da Ucrânia, estando o Ministério da Defesa Nacional e o Estado-Maior-General das Forças Armadas em constante contacto com as autoridades ucranianas e analisando as solicitações de Kiev, a que o nosso País corresponderá na medida das suas capacidades e disponibilidades.
 
Durante a manhã, os Ministros da Defesa (ou os seus representantes) dos países que têm carros de combate Leopard reuniram-se para discutir formas de apoiar a Ucrânia na sustentação logística daquela capacidade militar recém-formada pelas doações dos parceiros e aliados, através da criação de um centro de apoio e manutenção. 
 
Militares portugueses em missão de treino da UE na Alemanha
 
No âmbito da missão da União Europeia de assistência militar à Ucrânia (EUMAM-UA), cinco militares portugueses estão a providenciar formação e treino na área médica a soldados ucranianos, na Alemanha, até final deste mês. Anteriormente, em fevereiro, três militares integraram um primeiro grupo de observadores. 
 
De acordo com o planeamento da EUMAM-UA, prevêem-se para junho novas ações de formação por militares portugueses, nas áreas de instrução militar e de inativação de engenhos explosivos.