Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-11-18 às 21h48

Portugal e o mundo tinham «muitas saudades do Brasil»

Declaração do Primeiro-Ministro e do Presidente eleito do Brasil
Primeiro-Ministro António Costa recebe o Presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, Lisboa, 18 novembro 2022 (foto: Manuel de Almeida/Lusa)
O Primeiro-Ministro António Costa recebeu o Presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, em Lisboa, agradecendo-lhe «ter escolhido Portugal como sua primeira viagem de âmbito bilateral, após a sua eleição e ainda antes de tomar posse».

António Costa afirmou que «o mundo tinha muitas saudades do Brasil, precisava que o Brasil regressasse à defesa dos valores da democracia, ao combate às alterações climáticas, à defesa do ambiente, à proteção e defesa da cultura».

«Portugal tinha muitas saudades do Brasil e eu tinha muitas saudades do Presidente Lula. Há que recuperar o tempo que perdemos, e temos muito a fazer em conjunto», afirmou.

O Primeiro-Ministro disse também que «este ano celebra-se 200 anos da independência do Brasil, uma história muito bonita de um país fantástico e de que Portugal se orgulha de ser irmão e amigo e com quem quer construir o futuro em conjunto».

«A partir de 1 de janeiro vamos voltar a ter o Brasil perto e continuar esta caminhada que há 200 anos começámos entre duas pátrias independentes e uns séculos antes tínhamos em comum», disse ainda António Costa.

O Presidente eleito do Brasil, afirmou a sua «alegria de estar em Portugal e ser recebido pelo Presidente da República e pelo Primeiro-Ministro, numa demonstração de que o Brasil voltou ao mundo político, a discutir os assuntos de interesse da humanidade».

Lula da Silva disse que «vamos cuidar da Amazónia como um património da humanidade sobre o qual o Brasil tem total soberania, mas que precisa de compartilhar com o mundo», «porque a questão climática é um desafio da humanidade».

E referiu também que, quando tomar posse, vai «assinar o Prémio Camões que Xico Buarque ganhou» mas que o Governo de Brasília ainda não assinou.

Tags: Brasil