Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2024-03-18 às 18h43

Portugal doa às Nações Unidas peça de tapeçaria de Vanessa Barragão (com vídeo)

Tapeçaria vai estar exposta na Sala dos Delegados da sede da ONU, em Nova Iorque
Portugal doou a tapeçaria Coral Vivo, da artista têxtil portuguesa Vanessa Barragão, à Organização das Nações Unidas (ONU), para exposição permanente no seu edifício-sede.

Com esta doação, o Governo pretende valorizar a participação ativa de Portugal naquela organização, bem como o papel cimeiro das Nações Unidas na agenda dos oceanos e na construção de um futuro mais verde, mais seguro e mais próspero. Ao mesmo tempo, sublinha-se também o reconhecimento do papel do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, no combate às alterações climáticas.

Coral Vivo, de Vanessa Barragão, celebra a importância e riqueza dos recifes de coral, um ecossistema com a maior biodiversidade do mundo, e extremamente ameaçado. Até 2050, 90% dos corais estão em risco de desaparecer.

Criando peças de grande escala que recriam estes ecossistemas, a artista e designer têxtil algarvia transmite mensagens poderosas de apelo à consciência ambiental, alertando para a ameaça que estas áreas marinhas enfrentam, em resultado das alterações climáticas e da poluição, preocupações que estão em linha com o Objetivo 14 do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Esta oferta acontece no ano em que se comemora o 30.º aniversário da entrada em vigor da Convenção das Nações Unidas do Direito do Mar. 

Portugal – país candidato a membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU 2027/28 - tem desenvolvido uma ação significativa no plano internacional em torno da necessidade de proteger os Oceanos e adotar uma Economia Azul Sustentável, tendo co-organizado em Lisboa em 2022 a 2ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas.

O Primeiro-Ministro, António Costa,  e a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, estiveram presentes na cerimónia de doação da tapeçaria, que aconteceu esta segunda-feira, 18 de Março, na sede da ONU, em Nova Iorque.

Veja a versão em inglês do vídeo aqui