Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-09-08 às 13h43

Portugal deverá ser o terceiro país da UE com maior redução da dívida pública em 2022

Ministro das Finanças, Fernando Medina
O Ministro das Finanças, Fernando Medina, afirmou que Portugal deverá ser o terceiro país da União Europeia com maior redução da dívida pública em 2022.

«Não procuramos ir além daqueles objetivos que nos propusemos mas queremos garantir que vamos atingir uma redução significativa da dívida pública no final do ano e também sermos o terceiro País que mais vai reduzir a divida publica durante o ano de 2022», disse o Ministro, reiterando o objetivo de colocar a dívida pública abaixo do limiar os 120% do PIB.

Fernando Medina falava após a reunião da comissão dos assuntos económicos e monetários no Parlamento Europeu, em Bruxelas, onde, conforme refere, transmitiu «aos membros do parlamento europeu aquilo que tem sido a evolução recente da economia portuguesa, que não só é uma economia que está a crescer muito acima da média da UE - e com uma taxa de desemprego baixa - mas, sobretudo, com a capacidade de ter as suas contas certas, o seu défice controlado».

O Ministro referiu também que esta redução de dívida «é particularmente importante, numa altura em que nos estamos a debater com o aumento das taxas de juro do BCE e terá um efeito ao longo de todo o sistema e com impacto nas famílias».

«Esta redução da dívida não é nenhum objetivo desligado da vida corrente das pessoas. Se nós tivermos menos dívida teremos melhores condições para financiar a economia e para as próprias famílias se financiarem», concluiu.
Tags: dívida
Áreas:
Finanças