Saltar para conteúdo

Notícias

2023-01-04 às 19h37

Ministro dos Negócios Estrangeiros destaca papel estratégico de Portugal

Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e Ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Annalena Baerbock, no Seminário Diplomático, Lisboa, 4 janeiro 2023
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, José Gomes Cravinho, afirmou que «é precisamente nos momentos de turbulência internacional que melhor temos de trabalhar as qualidades e os ativos estratégicos que felizmente temos na nossa política externa». 
 
O Ministro falava na sessão de abertura do Seminário Diplomático 2023, em Lisboa, para a qual foi convidada a Ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Annalena Baerbock.
 
Na sua intervenção, na sessão de abertura, João Gomes Cravinho disse que o Ministério dos Negócios Estrangeiros deve estar «mobilizado para a leitura atenta de um mundo em rápida mutação, contribuindo para o posicionamento apropriado».
 
«A prudência e uma certa dose de pessimismo sobre aquilo que pode correr mal no plano internacional podem e devem ser equilibrados pela confiança nas capacidades da nossa diplomacia em encontrar caminhos possíveis para a paz e o diálogo», afirmou.
 
Prioridades para uma União Europeia em transformação
 
O Ministro referiu também que «dentro da própria União Europeia» se vivem «igualmente tempos transformativos», pelo que a mesma deverá «transformar-se numa potência geoestratégica» e para a qual se apresentam as «três prioridades inelutáveis»: «ter um caminho claro para o relacionamento com a vizinhança», «o regresso da Europa ao estatuto de superpotência comercial» e não adiar «a Europa da Defesa».
 
Sobre esta última prioridade, João Gomes Cravinho referiu a promoção «da capacidade de planeamento e condução de atividades militares no plano europeu, um processo de harmonização de aquisições (algo que apenas começou através da Agência Europeia de Defesa), e o desenvolvimento rápido e profundo de um ecossistema de indústrias de defesa no espaço europeu, algo que está também a dar os primeiros passos e que precisa de ser assumido pelos governos europeus como prioridade».
 
«Há desenvolvimentos importantes, como é o caso do projeto europeu para o avião de combate, mas precisamos de alargar muito o leque de atividades em comum"» disse.
 
O Ministro disse ainda que «é importante que este processo seja conduzido de forma sinérgica com a NATO, em complementaridade e tirando proveito das mais-valias de cada instituição».
 
"Em relação a estas três dinâmicas necessárias na UE - a ligação entre alargamento e reforma institucional, a promoção de uma política comercial ambiciosa, e a consolidação de uma Europa da Defesa  Portugal tem um papel a desempenhar», afirmou.

Ministra dos Negócios Estrangeiros alemã convidada do seminário 

Convidada deste encontro, que anualmente junta todos os embaixadores e/ou chefes de missões diplomáticas portugueses, a MNE alemã, Annalena Baerbock, citou uma canção da cantora portuguesa Marisa para pedir que a União Europeia fale a «uma só voz», sublinhando, ao longo do discurso no Seminário Diplomático 2023, que esta é a mensagem para este novo ano. A chefe da diplomacia alemã sublinhou, assim, a superação europeia dos últimos anos, nomeadamente no que toca ao apoio à Ucrânia. «Uma só voz. Este último ano precisámos, como nunca, desta unidade, desta voz unida e conseguimos demonstrar essa capacidade de superação», declarou. 

Dois dias de programa intenso 

O Seminário Diplomático decorre no Museu do Oriente, em Lisboa, até dia 5 de janeiro. 

Dois dias de programa intenso, durante os quais são abordadas temáticas como o papel da diplomacia económica em tempos de recuperação económica, a transformação do panorama geostratégico ou os desafios à segurança energética, além dos vários painéis que debaterão questões regionais – África, América, Ásia e Europa – que contam com a participação dos Secretários de Estado Francisco André, Paulo Cafôfo, Bernardo Ivo Cruz e Tiago Antunes, respetivamente.

Ao final da manhã do dia 4 de janeiro foram discutidas as oportunidades e os desafios das migrações numa sessão que contou com a intervenção do Diretor-Geral da Organização Internacional das Migrações, António Vitorino.

O corpo diplomático presente neste Seminário já apresentou os habituais cumprimentos de Ano Novo ao Presidente da República e ao Primeiro-Ministro, estando prevista para esta quinta-feira a apresentação de cumprimentos ao Presidente da Assembleia da República.