Saltar para conteúdo

Notícias

2022-05-13 às 11h56

Ministro das Finanças preside ao lançamento do InvestEU

Ministro das Finanças, Fernando Medina, no lançamento do InvestEU, Lisboa, 13 maio 2022
O InvestEU foi lançado  em Lisboa, com o evento «Booster for Investments for a Green, Digital and Fair Economy», uma iniciativa conjunta da Representação da Comissão Europeia e do Banco Europeu de Investimento (BEI) em Portugal.

Na sessão de abertura do evento - ao qual o Ministério das Finanças se associou - o Ministro das Finanças, Fernando Medina,  afirmou que o InvestEU traz a «oportunidade de contar com um instrumento desenhado para disponibilizar financiamento de longo prazo para a recuperação sustentável das economias, apoiando prioridades da política europeia como o Green Deal e a transição digital». 

Fernando Medina frisou ainda que, em 2021, Portugal foi «o segundo maior beneficiário de financiamento do Grupo BEI em percentagem do PIB, e o quinto em termos absolutos». 

Ricardo Mourinho Félix, vice-presidente do BEI, por sua vez, afirmou que «o InvestEU não só torna mais simples a utilização dos fundos, como disponibiliza uma plataforma de aconselhamento para apoiar as empresas»,  acrescentando que «só com financiamento público e privado» a União Europeia atingirá os seus objetivos.

Giorgio Chiarion Casoni, Diretor para o InvestEU e Instituições Financeiras da Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, assinalou «a importância particular» do InvestEU em Portugal, um Estado-membro cuja economia está a revelar progressos e «um muito bom desempenho», conforme confirma a libertação do primeiro pagamento ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, notou.

O evento de lançamento do InvestEU em Portugal decorre ao longo da manhã, com uma apresentação geral das prioridades do InvestEU, um painel sobre as opções de investimento e de suporte técnico para o setor público e privado, e um último painel direcionado à realidade das pequenas e médias empresas, dos fundos e intermediários.

A sessão de encerramento contará com a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

O InvestEU é o novo programa da União Europeia para apoiar o investimento, proporcionando financiamento de longo prazo e alavancando fundos públicos e privados dirigidos às prioridades da União Europeia, tais como o Green Deal europeu e a transição digital.

A agenda e a informação sobre os oradores pode ser encontrada aqui.