Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-11-02 às 16h13

Ministro da Cultura realça papel de nova 'app' para mapear a Arte Contemporânea

Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, no lançamento da aplicação «Portugal Contemporary Art Guide», Lisboa, 2 novembro 2022

O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, afirmou que a aplicação «Portugal Contemporary Art Guide», agora lançada, vai permitir a «democratização» do acesso às artes.

O Ministro falava durante o lançamento desta nova ferramenta, em Lisboa, que permite mapear toda a arte contemporânea a nível nacional e que funciona como agenda, guia e mapa. Trata-se de uma aplicação gratuita para Android e iOS, criada pela editora Contemporânea, com o apoio da Direção-Geral das Artes (DGArtes), no âmbito da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC).

Pedro Adão e Silva destacou o papel «integrador» e de «espaço de conhecimento mútuo» desta aplicação, por possibilitar que os portugueses conheçam o que é feito em Portugal ao nível da arte contemporânea, mas também mostrar lá fora - e a quem visita o País - «o que é feito cá».

«Temos um território e um panorama na arte contemporânea muito interessante que ganha em ser integrado e em ganhar uma nova visibilidade», afirmou, sublinhando que a «democratização do acesso à cultura» é um dos principais objetivos deste Governo.

O Ministro disse ainda que Portugal tem «um problema de obstáculos de acesso, sociais e geográficos» e essa distância «tem de ser contrariada», pelo que a criação da RPAC e a aquisição de obras de arte contemporânea para a Coleção do Estado – que vai ter um primeiro momento expositivo em março, em Foz Côa - são «instrumentos fundamentais para levar ao País o que se faz em arte contemporânea», a que se junta agora esta nova ferramenta.

«A aplicação corresponde a um instrumento de integração dessas dinâmicas, que têm depois uma outra componente no programa de apoios sustentados. Nos concursos de apoios sustentados para as artes visuais, a dotação para este quadriénio, que se inicia em 2023, triplicou face ao quadriénio anterior e isso mostra a importância e o compromisso que temos com a arte contemporânea», afirmou Pedro Adão e Silva.

A «Portugal Contemporary Art Guide» pode ser descarregada gratuitamente a partir de hoje e disponibiliza em tempo real e em constante atualização toda a produção artística contemporânea existente no País.

Na aplicação é possível encontrar informação sobre artistas, exposições e coleções, incluindo os vários equipamentos expositivos, fundações, bienais e espaços independentes sem fins lucrativos.