Saltar para conteúdo

Notícias

2023-03-10 às 17h52

Ministro da Administração Interna inaugurou instalações do Comando Nacional da Força Especial de Proteção Civil em Almeirim

Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, na inauguração das instalações do Comando Nacional da Força Especial de Proteção Civil em Almeirim, Santarém, 10 março 2023
As instalações do Comando Nacional da Força Especial de Proteção Civil, que foram inauguradas no dia 10 de março, em Almeirim, distrito de Santarém, têm um investimento superior a dois milhões de euros. 

A cerimónia de inauguração contou com a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e com a da Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar. 

Esta infraestrutura resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Almeirim, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e o Ministério da Administração Interna, sendo «única no país», num investimento com apoio de fundos comunitários.

«A inauguração do comando nacional da Força Especial de Proteção Civil é mais uma prova da aposta do Governo numa área absolutamente prioritária, a da segurança das pessoas e dos seus bens», afirmou o Ministro .

«Estamos a falar de uma opção estratégica de futuro, que permite que Portugal passe a dispor do 1.º Campus de Proteção Civil do País, contribuindo, deste modo, para o fortalecimento do nosso Sistema de Emergência e Proteção Civil», sublinhou.

José Luís Carneiro destacou ainda o empenho no projeto partilhado pelo seu antecessor no cargo, Eduardo Cabrita, pelos antigos Secretário de Estado da Proteção Civil e da Administração Interna, respetivamente, José Medeiros e João Almeida, e pelo presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro.

«Esta é a demonstração que esta é uma área que corresponde a uma das funções de soberania mais relevantes do Estado, porque se trata de uma área de soberania essencial aos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos e à proteção nos momentos que são decisivos na vida das comunidades», destacou.
 
O Ministro disse que as novas instalações «vão proporcionar a esta força e a todo o dispositivo de proteção civil um conjunto de novas valências e de oportunidades de desenvolvimento de novos conceitos de resposta às ocorrências, traduzindo-se numa mais-valia para todo o sistema de proteção civil, quer ao nível do comando e controlo, quer ao nível do apoio de serviços e da preparação e aprontamento das forças de proteção e socorro».

As instalações estão dotadas de uma sala de comunicações e operações, que irá possibilitar ao comando desta força «uma constante monitorização e acompanhamento das missões atribuídas aos diversos escalões e maximizará a capacidade permanente de comando e controlo sobre todos os meios e recursos disponíveis e empenhados a nível nacional», referiu.

O espaço dispõe também de alojamentos, refeitório e cozinha, que permitirão que este espaço se constitua como uma Base de Apoio Logístico na época de incêndios florestais, que poderá acolher até três grupos de combate a incêndios.

A Força Especial de Proteção Civil, que sucede à Força Especial de Bombeiros, é dotada de um comando próprio, organizada e inserida no dispositivo operacional da ANEPC, dependendo operacionalmente do Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil.