Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-01-03 às 13h07

Ministra dos Negócios Estrangeiros alemã é a oradora convidada do Seminário Diplomático

O Seminário Diplomático 2023 reúne em Lisboa, a 4 e 5 de janeiro, os embaixadores de Portugal no estrangeiro para debater prioridades da política externa com membros do Governo, empresários e académicos.

Este fórum de dois dias conta com a intervenção do Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, na sessão de abertura.

A convidada da edição deste ano é a Ministra dos Negócios Estrangeiros alemã, Annalena Baerbock, com quem João Gomes Cravinho se reunirá para debater as relações bilaterais entre Portugal e a Alemanha, bem como para discutir assuntos da agenda internacional, nomeadamente questões relacionadas com a invasão da Ucrânia pela Rússia.

A Ministra alemã fará a sua intervenção no arranque dos trabalhos do Seminário Diplomático, no dia 4 de janeiro, seguindo-se a conferência de imprensa conjunta dos dois Ministros. 

O evento, organizado anualmente pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, permite perspetivar a política externa para o ano de 2023 e partilhar experiências, atentas as realidades diversas em cada um dos postos espalhados pelo mundo.

O programa aborda temáticas como o papel da diplomacia económica em tempos de recuperação económica, a transformação do panorama geoestratégico, as oportunidades e desafios das migrações - uma sessão que conta com a intervenção do diretor-geral da Organização Internacional das Migrações, António Vitorino - ou os desafios à segurança energética.

O Seminário integra ainda vários painéis, onde serão debatidas questões regionais relacionadas com  África, América, Ásia e Europa, que contam com a participação dos Secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Francisco André, das Comunidades Portuguesas Paulo Cafôfo, da Internacionalização Bernardo Ivo Cruz, e dos Assuntos Europeus Tiago Antunes, respetivamente.

Os trabalhos prosseguem no segundo dia com várias sessões, destacando-se as intervenções do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e da Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras.