Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-07-22 às 18h21

Ministra da Saúde visita obras do novo hospital de Évora

Ministra da Saúde, Marta Temido, visita obras do novo Hospital Central do Alentejo, Évora, 22 julho 2022 (foto: Nuno Veiga/Lusa)
A Ministra da Saúde, Marta Temido, visitou as obras do novo Hospital Central do Alentejo, em Évora, afirmando que prevê que o atual hospital de Évora possa mudar-se para o novo edifício no «final de 2023 ou início de 2024».

Marta Temido disse que o desenvolvimento da empreitada «é um momento importante para o país e, sobretudo, para o Alentejo», lembrando que, durante «muito tempo, foi um projeto que não passou do papel». «Foi muito difícil chegar aqui e sabemos que ainda temos muitas dificuldades pela frente», acrescentou. 

O projeto do novo hospital envolve um investimento total de cerca de 210 milhões de euros, dos quais cerca de 180 milhões de construção, e mais 30 milhões para equipamento de tecnologia de ponta.

A futura unidade hospitalar, na periferia da cidade de Évora, vai ocupar uma área de 1,9 hectares e ter uma capacidade de 351 camas em quartos individuais, que pode ser aumentada, em caso de necessidade, até 487.

Com 30 camas de cuidados intensivos ou intermédios e 15 de cuidados paliativos, a nova unidade vai ter, entre outras das valências, 11 blocos operatórios, três dos quais para atividade convencional, seis para ambulatório e dois de urgência, cinco postos de pré-operatório e 43 postos de recobro.

O concurso público relativo à empreitada foi ganho pelo grupo espanhol Acciona, em abril de 2020, tendo a construção sido adjudicada à empresa pela Administração Regional de Saúde do Alentejo em novembro desse ano e consignada em julho de 2021.

Tags: hospitais
Áreas:
Saúde