Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-09-14 às 16h28

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visita CERN

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, visita o CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire), Meyrin, Suiça, 14 setembro 2022
A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, visitou o CERN - Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire, no qual destacou a importância da comunidade científica portuguesa para o desenvolvimento da investigação realizada no Laboratório Europeu para a Física de Partículas. 

A Ministra elogiou e contactou com os mais de 60 investigadores nacionais que integram o CERN e que neste momento trabalham em diversos programas desenvolvidos pelo laboratório, entre eles o Large Hadron Collider (LHC).

O LHC, desenvolvido no âmbito da Estratégia Europeia para a Física de Partículas 2021-2025, promovida pelo CERN e pelos países parceiros, incluindo Portugal, trata-se do acelerador mais potente do laboratório, que aumentará de um modo significativo o número de colisões por unidade de tempo.

Durante a visita foi realizado um balanço da investigação desenvolvida pelo CERN e da participação de Portugal, que contribui para os custos de operação do Laboratório Europeu, representando essa contribuição cerca de 1,1% do orçamento geral do CERN. Apoio que, em 2021, permitiu a Portugal ter um excelente retorno em termos de participação de recursos humanos nacionais nos diversos programas. 

A Ministra, acompanhada por uma delegação nacional, a qual integrou representantes de universidades envolvidas nos projetos do CERN (ULisboa, UCoimbra e UMinho), visitou a área experimental no subsolo do detetor geral do LHC e o túnel do LHC, num dos seus 8 pontos possíveis, para além de outras infraestruturas do laboratório europeu.