Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-05-16 às 11h51

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior destaca importância do ensino superior e da investigação científica para o desenvolvimento do País

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, na sessão de abertura do Encontro Ciência 2022, Lisboa, 16 maio 2022 (foto: Miguel A. Lopes/ Lusa)
O impacto da ciência e do ensino superior no caminho de convergência de Portugal em direção à Europa foi destacado pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, na sessão de abertura do Encontro Ciência 2022.  

A Ministra afirmou ser essencial promover «redes colaborativas entre investigadores, instituições, empresas e sociedade civil para garantir um futuro mais resiliente, mais sustentável e mais inclusivo». 

Após dois anos de pandemia, que pôs em evidência o papel da ciência para enfrentar a crise sanitária, Elvira Fortunato pretende mais qualificações para os portugueses e mais desenvolvimento da ciência, num esforço de convergência europeia até 2030, designadamente em termos da ação climática e das oportunidades associadas à inovação e digitalização da nossa sociedade e economia.

A Ministra elogiou a comunidade científica e académica, os investigadores, as instituições, os docentes e os estudantes, por terem sabido e conseguido «adaptar-se a circunstâncias tão difíceis e tão inéditas criadas pela crise sanitária».

Elvira Fortunato falava no discurso de abertura do Encontro Ciência 2022, no qual o Egito é o país convidado da edição deste ano, e com quem Portugal, assinou à margem do evento, um memorando de entendimento de reforço da cooperação científica, que inclui a instalação, na cidade do Cairo, de uma faculdade da Universidade NOVA de Lisboa.

Na sessão de abertura foram entregues as Medalhas de Mérito Científico, uma iniciativa instituída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que reconhece individualidades nacionais ou estrangeiras que, pelas elevadas qualidades profissionais e de cumprimento do dever, se distinguiram por valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal. As medalhas foram entregues a: Raúl Iturra, Maria João Bebiano, Bernardo Herold, Maria Eduarda Gonçalves, Luiza Cortesão, Ana Luísa Amaral, Carlos Fiolhais, Salwa Castelo-Branco e Walter Osswald.

O Encontro Ciência 2022  prolonga-se até ao dia 17 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa, sob o tema «Construir o Futuro com a Ciência».

Trata-se do encontro anual da ciência, tecnologia e inovação em Portugal, e este ano assinala o Dia Nacional dos Cientistas, comemorado  a 16 de maio, e os 25 anos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.