Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-03-02 às 12h03

Ministra Adjunta escolhida como Campeã do movimento SheDecides

Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes

A Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, foi hoje nomeada como a mais recente Campeã do SheDecides, um movimento global formado em 2017 pelos governos dos Países Baixos, da Dinamarca e da Suécia, para contrariar os recuos que então se começaram a registar nos Direitos das Mulheres, particularmente nos Estados Unidos da América.

O SheDecides surgiu assim como um movimento global a favor dos direitos reprodutivos e sexuais das mulheres, tendo como objetivo estimular a sociedade de forma que todas as raparigas e mulheres consigam tomar, de forma informada e livre, as decisões sobre o seu corpo e sobre a sua vida.

Escolhidos por indicação dos restantes membros, os Campeões do SheDecides são personalidades com ação destacada nos direitos das mulheres, não apenas através da palavra, como por atos concretos, leis e políticas, que promovem e abrem caminhos para que cada menina e cada mulher tenha cada vez mais acesso à saúde e aos direitos sexuais e reprodutivos durante todo o ciclo de vida, incluindo acesso a informações e serviços de saúde sexual e reprodutiva, métodos de contraceção, possibilidade de aborto seguro e educação sexual abrangente.

Com a nomeação de hoje, Ana Catarina Mendes junta-se a nomes como Alexander De Croo, Primeiro-Ministro belga, Harjit S. Sajjan, Ministro do Desenvolvimento Internacional do Canadá, Ville Skinnari, Ministro do Desenvolvimento e Comércio da Finlândia ou de Svenja Schulze, Ministra da Cooperação Económica e do Desenvolvimento da Alemanha, entre vários outros.