Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-12-09 às 15h14

Mais de 11 mil trabalhadores abrangidos pelo Compromisso Emprego Mais Sustentável

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, na inauguração do Centro de Formação e Inovação Gene Haas, Oliveira de Azeméis, 9 dezembro 2022
A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, afirmou que o Compromisso Emprego Mais Sustentável - apoio criado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - abrangeu, até ao momento, 11 mil trabalhadores.

A Ministra falava na inauguração do Centro de Formação e Inovação Gene Haas, no núcleo do Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM), em Oliveira de Azeméis, onde referiu que a abertura deste espaço representa «um dia marcante» na concretização do PRR e para a qualificação na formação. Trata-se da maior academia de formação de Controlo Numérico Computadorizado (CNC) em Portugal, um projeto no valor de1,5 milhões de euros.

Ana Mendes Godinho frisou que «o PRR prevê cerca de 200 milhões de euros de investimento nos centros de formação, seja do Instituto Emprego e Formação Profissional (IEFP) ou de centros de formação protocolares com a indústria para investir em 22 mil lugares».

Segundo dados divulgados pela Ministra a 11 de novembro, no âmbito da discussão na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2023, 17 500 pessoas já se tinham candidatado ao Compromisso Emprego mais Sustentável, tendo sido celebrados mais de 10.000 contratos sem termo ao abrigo da medida e pagos 40,4 milhões de euros. Do total de contratos, 45% foram celebrados com jovens até aos 35 anos de idade.

A taxa de cobertura das políticas ativas de emprego era de 26,1% em 2022, face a 20% em 2015.