Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-10-12 às 17h27

MAI atribui Medalha de Mérito de Proteção e Socorro aos Sapadores do Porto

Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, na passagem do estatuto de Batalhão ao estatuto de Regimento dos Sapadores Bombeiros do Porto, 12 outubro 2022
O Ministro da Administração Interna destacou a importância do patamar local no sistema nacional de proteção civil e agradeceu aos Bombeiros Sapadores do Porto o trabalho que têm desenvolvido na proteção de pessoas e bens.

Durante a Cerimónia de Progressão do Batalhão de Sapadores Bombeiros a Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto, José Luís Carneiro sublinhou a importância deste momento enquanto «compromisso de longo prazo com a comunidade» e anunciou a atribuição da Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, Grau Ouro, como forma de reconhecimento nacional pelo trabalho profissional realizado pelo Batalhão. 

«Este é o momento de consolidação da já longa maturidade deste corpo de bombeiros, com a passagem do estatuto de Batalhão ao estatuto de Regimento, aprovada por unanimidade pelo Executivo municipal do Porto. Esta cerimónia de hoje reflete o público reconhecimento pela capacidade ímpar que têm demonstrado ao longo destes 294 anos de serviço à comunidade».

O Ministro lembrou que os sapadores do Porto servem não só os que residem na cidade – perto de 232 mil, de acordo com o último Censos – mas todos aqueles que trabalham, estudam, que escolhem o Porto como destino turístico e de lazer ou que atravessam o concelho em trânsito automóvel ou ferroviário. 

«Estima-se que, com esta população flutuante, se chegue a cerca de 400 mil pessoas, o que eleva substancialmente os riscos e a necessidade de um sistema de prevenção e de resposta altamente preparado»
 
Nesse sentido, saudou o Presidente da Câmara Municipal do Porto e todos os autarcas que, ao longo dos anos, têm apostado neste corpo de bombeiros e que têm colocado a Proteção Civil no centro das suas prioridades.

«Nunca é demais realçar a importância do patamar local da nossa Proteção Civil, fundamental para a criação de comunidades com maior capacidade de antever, de prevenir e de reagir. De municípios mais capazes para responder às emergências que, na esmagadora maioria dos casos, começam e terminam na escala local».

José Luís Carneiro recordou que Portugal acolheu, há um ano, o Fórum Europeu para a Redução de Riscos de Catástrofes, em Matosinhos, que reuniu especialistas nacionais e internacionais. «E uma das conclusões que saiu deste encontro foi, precisamente, a importância que os municípios têm e continuarão a ter, no futuro, em matéria de Proteção Civil»