Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-05-11 às 16h50

Intervenção no mercado da energia contribuiu para baixar inflação

Linha de alta tensão elétrica
A intervenção do Governo no mercado permitiu baixar os preços da energia, contribuindo também para baixar a inflação, disse o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.
 
O Ministro falava na Grande Cimeira do Fórum Sustentabilidade e Sociedade, em Matosinhos, onde disse «que a subsidiação só por si não deve ser um elemento de uma política energética»:
 
«Neste caso, teve um propósito muito significativo de desonerar as famílias portuguesas, desonerar a indústria portuguesa, e de contribuir para a redução da inflação», disse.
 
O Ministro referiu também que foi possível tomar as medidas «com uma combinação de várias soluções», como a «intervenção Portugal - Espanha, que permitiu proteger aqueles que estavam desprotegidos e que estavam expostos ao mercado 'spot' [negociado instantaneamente], e que conseguiu reduzir o preço da eletricidade em cerca de 30 megawatt/hora».
 
Recorde-se que a variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) abrandou para 5,7% em abril, taxa inferior em 1,7 pontos percentuais à do mês anterior e a sexta desaceleração mensal consecutiva, confirmou hoje o INE.
 
A taxa de inflação de abril é a mais baixa desde março de 2022, mês em que se situou em 5,3%.