Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-07-13 às 10h37

Inovação e empresas mobilizadas para o desenvolvimento

Agendas Mobilizadoras colocam fundos do PRR ao serviço da transformação estrutural da economia portuguesa
Promover a colaboração entre o sistema científico e as empresas para aumentar a competitividade e a resiliência da economia portuguesa é o principal objetivo das Agendas Mobilizadoras, ou Agendas Verdes.

Financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), os projetos das Agendas Mobilizadoras vêm diversificar e especializar a estrutura produtiva da economia portuguesa, promovendo a sua transformação.

Até 2030, as Agendas Mobilizadoras ou Agendas Verdes para a Inovação Empresarial deverão contribuir de forma efetiva para a alteração do perfil de especialização da economia portuguesa, para o aumento das exportações de bens e serviços, para o incremento do investimento em I&D e para a redução das emissões de CO2.

Trabalho de equipa

Das 53 Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial selecionadas, encontram-se agora contratualizadas 50 – 30 Agendas Mobilizadoras e 20 Agendas Verdes, estando três a aguardar conclusão de procedimentos de notificação e negociação. As 53 Agendas Mobilizadoras envolvem um total de investimento de 7,8 mil milhões de euros, com incentivo público estimado na ordem dos 2,8 mil milhões de euros. 
  
Encontram-se envolvidas nestes projetos 1247 entidades, das quais:

  • 941 são empresas e 60% PME (588);
  • 119 entidades do sistema de investigação e inovação;
  • 87 associações empresariais e gestoras de clusters;
  • 41 entidades da Administração Pública (CIM, Municípios, Institutos, Direções-Gerais, Forças Armadas, Empresas Públicas, Centros de Turismo Regionais, Centros Hospitalares, Escolas Profissionais);
  • 88 outros parceiros.
Em cada projeto estão sempre envolvidas empresas, associações empresariais, universidades, centros de investigação e entidades públicas.
À data encontram-se com pagamento de adiantamento decidido 36 Agendas, 23 Agendas Mobilizadoras e 13 Agendas Verdes, estando pagos, respetivamente, 239 milhões de euros e 145 milhões de euros a estes projetos.
 
A sessão pública que marcou a conclusão do ciclo de apresentação e contratualização de 50 Agendas Mobilizadoras do PRR para a Inovação Empresarial realizou-se a 6 de julho, em Ílhavo. Além da contratualização de sete Agendas, foram apresentados os primeiros resultados de duas da área da indústria aeroespacial.