Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-11-28 às 16h37

II Plano Nacional para a Juventude responde aos principais desafios dos jovens portugueses

Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, com a sua homóloga francesa, Sarah El Haïry, na reunião de responsáveis governamentais da Juventude, Bruxelas, 28 novembro 2022
O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, apresentou as principais linhas do II Plano Nacional para a Juventude (PNJ), na reunião de responsáveis governamentais da Juventude, no âmbito do Conselho da União Europeia de Educação, Juventude, Cultura e Desporto, da presidência checa da União Europeia.

Na reunião realizada em Bruxelas, o Secretário de Estado salientou que «a geração mais qualificada de sempre tem condições de ser também, em Portugal, a geração mais realizada de sempre», e que para isso o Governo lançou o segundo PNJ, com mais de 400 medidas dirigidas à juventude ou com impacto na juventude. Estas medidas totalizam mais de três mil milhões de euros até 2024.

«A participação dos jovens portugueses tem-se concentrado em atividades e iniciativas relacionadas com a emancipação, ambiente, saúde mental e inclusão, às quais o Governo tem procurado responder com políticas estruturantes», disse João Paulo Correia a propósito do Ano Europeu da Juventude.

Notando que «cerca de 47% dos jovens portugueses com 20 anos frequentam o ensino superior — um valor acima da média europeia» —, que «a taxa de abandono escolar atingiu em Portugal o mínimo histórico, que «a taxa de desemprego jovem desce trimestre após trimestre e é hoje mais baixa que a taxa pré-pandémica», mas também que «os jovens portugueses são, no plano da União Europeia, dos que saem mais tarde de casas dos pais», o Secretário de Estado afirmou que «se os primeiros dados exprimem o sucesso do investimento na educação e no combate ao desemprego jovem, o último dado estatístico revela que ainda se colocam obstáculos aos jovens portugueses no acesso à habitação, a melhores rendimentos e ao emprego estável e seguro». 

«São dificuldades que, ao mesmo tempo, representam desafios que importa responder com medidas urgentes e impactantes», concluiu.

«O Orçamento do Estado para 2023, aprovado há menos de uma semana, foi mais uma oportunidade para reforçar as políticas de apoio às jovens famílias, ao arrendamento jovem e ao acesso e frequência do ensino superior», destacou.

Antes do Conselho, João Paulo Correia manteve uma reunião bilateral com a sua homóloga francesa, a Secretária de Estado Sarah El Haïry. Nesse encontro, os responsáveis tiveram oportunidade de refletir sobre as preocupações dos jovens (nomeadamente no campo da emancipação, da saúde mental e do ambiente), os orçamentos participativos jovens municipais e programas de voluntariado e de mobilidade, como o Erasmus +.