Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-11-23 às 15h10

«Hoje faz-se justiça ao povo de Arouca»

Abertura ao tráfego da Ligação do Parque de Negócios de Escariz (Arouca) à A32 (Arouca)
O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, presidiu à cerimónia de abertura ao tráfego da ligação do Parque de Negócios de Escariz à A32, em Arouca.
 
Durante a sua intervenção, Pedro Nuno Santos afirmou que, com este empreendimento, «faz-se justiça ao povo de Arouca», que luta há muito tempo por esta ligação, após «décadas de espera e de promessas».
 
«Este não é só um dia feliz, como um dia histórico» e um dia «muito importante para a nossa democracia» e «para a confiança das pessoas na democracia», disse. 
 
O Ministro destacou ainda o facto de este troço ser o maior investimento financiado exclusivamente pelo Orçamento do Estado dos últimos 20 anos.
 
Apesar ser uma empreitada só de 7 km, prosseguiu Pedro Nuno Santos, trata-se de uma obra, «de muito investimento e de muito trabalho», por se tratar de uma zona com uma orografia muito complexa.
 
Pedro Nuno Santos disse ainda que é «com grande alegria» que fica «a fazer parte da história de Arouca» e sentir que se juntou «a mais alguns homens e mulheres que ao longo dos anos lutaram muito para que nós conseguíssemos isto».
 
Ligação representa um investimento de 30,4 milhões de euros
 
A nova ligação ao Parque de Negócios de Escariz teve um investimento de 30,4 milhões de euros. 
 
Com uma extensão de 7,1 km, contemplou a realização dos seguintes trabalhos: intervenção de adequação na Rotunda de Pigeiros e construção da Rotunda de Escariz; criação de um total de 10 restabelecimentos, de modo a assegurar a ligação à rede viária existente; construção de uma Ponte sobre o rio Úl com 96 metros de extensão; construção de quatro viadutos, Vilarinho (574m), Monte Calvo (168m), Londral (168m) e Escariz (132m); execução de obras de contenção do tipo parede pregada e terra armada, com extensões a variar entre os 21 e os 300 metros; iluminação Pública; execução de Canal Técnico Rodoviário ao longo da via; e, finalmente, colocação de vedações e criação de caminhos paralelos. 
 
Este investimento irá garantir a melhoria das condições de segurança e a redução do tempo de viagem entre destinos, bem como promover o reforço da competitividade e das condições de criação e instalação de empresas na região, potenciando a criação de emprego e o aumento as exportações.