Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-01-10 às 20h23

Governo vai reabrir Pousadas da Juventude de Vila Real, Portalegre e Guarda

Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, 22 outubro 2022 (foto: João Bica)
A Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, com a tutela da Juventude, anunciou que o Governo vai reabrir as Pousadas da Juventude de Vila Real, Portalegre e Guarda, e que serão realizadas obras de reabilitação da Pousada da Juventude de Lisboa – Parque das Nações. 
 
A Ministra falava durante uma visita à Pousada da Juventude em Almada, visita essa integrada num roteiro por associações juvenis e desportivas, serviços regionais do Instituto Português do Desporto e Juventude e Pousadas de Juventude que está a ser desenvolvido pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.

Segundo o plano de investimentos previsto, a Pousada da Guarda será reaberta até ao final de junho, seguindo-se a reabertura da Pousada de Portalegre até Outubro e da de Vila Real até ao final do primeiro trimestre de 2024. Já até maio deste ano, deverá reabrir 30% da lotação da Pousada da Juventude do Parque das Nações - que tem atualmente parte da sua capacidade encerrada por necessitar de obras. Ao todo, irão ser aplicados 1,2 milhões de euros na revitalização da rede das Pousadas da Juventude.
 
«Há um País inteiro por descobrir e uma oferta hoteleira com preços acessíveis para conhecer o país e a sua história. O que estamos a fazer é demonstrar a importância destas pousadas e que é possível revitalizá-las», afirmou Ana Catarina Mendes.
 
João Paulo Correia, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, afirmou, por sua vez, que o investimento na reabertura das pousadas já faz parte de uma nova política de valorização das Pousadas da Juventude e que, além de estarem ao serviço da mobilidade juvenil, estas estruturas estão também ao serviço dos estudantes.
 
«A rede das 42 pousadas responde com uma percentagem reduzida ao alojamento estudantil» e «com a reabertura destas pousadas pretendemos contribuir para o aumento dessa percentagem», frisou.
 
Além da sua vertente de turismo direcionado para os jovens, as Pousadas de Juventude disponibilizam a estudantes do ensino superior, no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, que procura colmatar a problemática do alojamento estudantil.