Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-10-03 às 19h17

Governo lança Mês das Competências Digitais e Campanha #tratarodigitalportu

Mensagem do Primeiro-Ministro sobre Mês das Competências Digitais
Mês das Competências Digitais Outubro 2022

O Governo lançou, dia 3 de outubro, o Mês das Competências Digitais. Pela primeira vez, a área governativa da digitalização e da modernização administrativa, no âmbito da iniciativa INCoDe.2030, levará a cabo, durante todo o mês de outubro e em todo o território nacional, diversas ações dos programas que em Portugal estão a trabalhar na promoção das competências digitais das portuguesas e portugueses. 

Numa mensagem de vídeo o Primeiro-Ministro, António Costa, destacou o facto de ser a primeira vez que o Governo dedica o mês de outubro às Competências Digitais à Literacia Digital:

«Queremos que todas as pessoas tratem o digital por tu! Este é o nosso mote e motor para o conjunto de ações que vão realizar-se durante todo o mês e em todo o território nacional, no âmbito da iniciativa INCoDe.2030», afirmou.

António Costa referiu ainda que «este esforço não esquece o Mês Europeu da Cibersegurança, pois temos de ter confiança para navegar no digital» acrescentando que «as inúmeras e admiráveis oportunidades que a tecnologia nos oferece não são isentas de riscos».

A «promoção da utilização segura da internet é uma componente estruturante da Digitalização e uma prioridade deste Governo», frisou o Primeiro-Ministro.

O Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, por sua vez, referiu, num entrevista ao jornal Expresso que, para um Portugal digital, é necessário «investir no talento e nas competências digitais de todos».

«E é por isso que», prossegue Mário Campolargo, «durante este Mês Nacional das Competências Digitais, damos um particular foco às competências básicas, ou seja, contribuirmos para um desígnio que eu considero um desígnio comum, que é exatamente esse de todos podermos dizer 'eu trato o digital por tu'».

Campanha de comunicação #tratarodigitalportu


Em paralelo, arrancou a campanha de comunicação #tratarodigitalportu que estará disponível em canais de televisão, multibancos, meios de transporte públicos e, ainda, em locais de atendimento ao público como: Lojas e Espaços Cidadão, com o propósito último de incrementar de forma efetiva a digitalização de pessoas e organizações.

No calendário das iniciativas, destacam-se:

- Ações Municipais Eu Sou Digital: sessões de capacitação de competências básicas digitais com pessoas com mais de 45 anos;
- EuSouDigital@Escolas: em parceria com a área governativa da educação, juntaremos alunos e avós de todo o país;
- ENSICO: que levará aulas de computação a jovens do ensino básico;
- Engenheiras Por um Dia: Conferência Shaping The Digital Future - Dia Internacional das Raparigas, em Almada;
- Centro Nacional de Cibersegurança: Disponibilização do primeiro calendário de oferta formativa da Academia de Cibersegurança.

Esta mobilização culmina no dia 24 de outubro, com a realização do Fórum Nacional das Competências Digitais, que será a sessão de discussão, balanço e de apresentação de novas medidas de política pública.

Mais informação sobre o mês das competências digitais através do site: https://www.incode2030.gov.pt/