Saltar para conteúdo

Notícias

2023-05-15 às 15h05

Governo investe 1,2 milhões de euros na revitalização da rede das Pousadas da Juventude

A Pousada de Juventude da Guarda vai reabrir no dia 19 de maio,  após uma intervenção de reabilitação no valor total de 90 mil euros. 

A reabertura, 11 anos depois de ter encerrado, recupera assim «um importante equipamento para a promoção e garantia da coesão territorial e da igualdade de acesso à mobilidade e ao turismo juvenil», destaca o gabinete da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.

«Este importante passo resulta da aposta do Governo», assumida no passado mês de janeiro, quando Ana Catarina Mendes, com a tutela da Juventude, revelou a intenção de reabrir as Pousadas da Juventude de Vila Real, Portalegre e Guarda, e a realização de obras de reabilitação na Pousada da Juventude de Lisboa – Parque das Nações. 

Encerrada desde janeiro de 2012, a intervenção na Pousada da Guarda incidiu maioritariamente na recuperação da caixilharia das janelas, do telhado, do átrio, de pinturas de interiores e da fachada do edifício, bem como na aquisição de novos equipamentos e mobília, num investimento totalmente garantido pela Movijovem.

A Pousada da Juventude da Guarda tem capacidade para 16 quartos, divididos em quatro quartos duplos com casa de banho, dois quartos duplos com casa de banho partilhada e dez quartos múltiplos com quatro camas, para um total de 52 camas. A pousada vai ainda assegurar a criação de oito novos postos de trabalho.

Desde o seu encerramento, a pousada reabriu pontualmente para acudir a emergências locais e nacionais, como o acolhimento de migrantes ucranianos, o alojamento de corporações de bombeiros, aquando de períodos críticos de incêndios, entre outras.

Depois da reabertura da Pousada da Guarda, segue-se a reabertura de parte da Pousada da Juventude do Parque das Nações, em Lisboa, que está em obras de reabilitação e tem atualmente 30% da sua capacidade encerrada.

Até ao final do ano , será também reaberta a Pousada de Portalegre. Já a Pousada de Vila Real irá reabrir ao longo de 2024. Ao todo, serão investidos 1,2 milhões de euros na revitalização da rede das Pousadas da Juventude.

Além da vertente de turismo direcionado para os jovens, a rede das 43 pousadas (incluindo a da Guarda) responde também a estudantes do ensino superior, no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, que procura colmatar a problemática do alojamento estudantil. «Com a reabertura destas pousadas pretende-se contribuir para o aumento dessa percentagem», sublinha o gabinete da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares.