Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-12-16 às 17h41

«Estamos a programar Sines para a construção de um grande eixo do hidrogénio verde»

«Estamos a programar Sines para o pós-carvão (…), para a construção de um grande eixo do hidrogénio verde», afirmou o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, na assinatura da adenda ao acordo de gestão e exploração do património da zona de Sines, que se realizou em Lisboa.

A AICEP Global Parques vai passar a fazer e gestão e exploração dos terrenos públicos da zona Sines, detidos pelo IAPMEI, na sequência da adenda ao acordo assinada, na cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz.

Esta gestão abrange os terrenos do Estado, e destina-se à instalação de projetos de interesse estratégico para a economia, uma vez que os projetos para a transição energética e digital, bem como os de fornecimento de eletricidade renovável, já excedem a Zona Industrial e Logística de Sines.

O Ministro disse que Sines pode ser «um dos grandes polos do País» na área das energias renováveis, associando a sustentabilidade aos desenvolvimentos tecnológicos, «o que permitirá atrair mais companhias».

Costa Silva referiu também que foi criada uma task-force entre os Ministérios dos Negócios Estrangeiros, da Economia e do Mar e do Ambiente e da Ação Climática, o Porto de Sines e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), para responder aos potenciais investidores nestas áreas.

Nova economia

A encerrar a sessão, o Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, disse que está a ser construída uma nova economia, que responde aos desafios de Portugal no século XXI.

«Portugal é uma economia aberta e europeia e no hub de Sines encontramos isso: uma porta de entrada e de saída para o mar, com uma concentração de projetos e propostas para o desafio da transição energética e digital», disse.

Ivo Cruz sublinhou ainda que o Portugal 2030 conta com quatro agendas principais – transição energética e descarbonização, transição digital, talento e pessoas, e mar – componentes que se encontram todas em Sines.