Saltar para conteúdo

Notícias

2023-01-17 às 14h15

Dois novos centros de acolhimento de imigrantes vão ser criados

Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, e Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, no Centro para as Migrações, Fundão, 17 janeiro 2023
A Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, afirmou que vão ser criados dois novos centros de acolhimento de migrantes, um em Torres Novas e outro na zona de Lisboa.

Ana Catarina Mendes, que fez esta declaração no final de uma visita ao Centro para as Migrações do Fundão, sublinhou que só é possível uma verdadeira política de integração se forem dadas respostas na língua, na educação, na inserção no mercado trabalho, no alojamento e na cultura, entre outros aspetos.

«O empenho do Governo, neste momento, é uma parceria com as autarquias e os empresários», para «melhorar o que temos para melhorar e que faz com que Portugal seja um dos países campeões na integração e no acolhimento de migrantes. Queremos continuar a ser um país que acolhe todos, com os seus direitos e os seus deveres, disse.

A Ministra referiu que o novo centro em Torres Novas deverá ser «um centro de acolhimento com capacitação profissional, de língua e possibilidade de alojamento». O segundo, na zona de Lisboa, «ainda está por definir».

O Governo pretende criar estes dois novos centros para garantir que a integração é feita através da parceria com autarquias, empresas, e sociedade civil, designadamente, organizações não governamentais.

Ana Catarina Mendes destacou o exemplo do município do Fundão, referindo «a prática de uma autarquia que trabalha diretamente com as empresas, que trabalha diretamente com o centro de migrações que, por sua vez, trabalha com o Alto Comissariado para as Migrações».