Saltar para conteúdo

Notícias

2022-05-14 às 19h35

DECIR 2022 é mais seguro e «de maior confiança»

Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, na apresentação do DECIR, Castanheira de Pera, 14 maio 2022
O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) para este ano é mais seguro e de maior confiança, disse o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro. José Luís Carneiro disse também que o DECIR, agora apresentado, tem mais meios, mais competências e «mais conhecimento científico agregado ao planeamento e à resposta».

O Ministro falava em Castanheira de Pera, na apresentação deste dispositivo, onde referiu que, atualmente, também «o País está mais bem preparado para lidar com situações dessa natureza», acrescentando que «há sempre aspetos de complexidade que são imprevisíveis».

José Luís Carneiro afirmou ainda haver consciência de que existem «fatores de imprevisibilidade que superam toda a capacidade de diagnóstico, de prospetiva e de planeamento». Destacou também o facto do DECIR ter sido reforçado em meios humanos e materiais, devido ao aumento dos meios financeiros.

Para o Ministro, este investimento não «dispensa - antes supõe - e exige um comportamento responsável de todas e todos os cidadãos naquilo que são os seus deveres essenciais», acrescentando que «o primeiro dever essencial tem mesmo que ver com as limpezas em torno das habitações».

José Luís Carneiro disse ainda que «está amplamente demonstrado que esse esforço de limpeza em torno das habitações é fator de segurança para os bens, para o património das pessoas e, também, das suas próprias vidas». José Luís Carneiro apelou ainda aos cidadãos «para que não deixem de cumprir aquilo que são as suas obrigações».

A diretiva operacional nacional - que estabelece o DECIR - refere que, em todas as fases de empenhamento de meios e cujo primeiro reforço acontece no domingo, há um aumento de operacionais e viaturas, mantendo-se os meios aéreos em igual número a 2021.