Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-11-07 às 17h50

Cooperação internacional é urgente para enfrentar a seca

Primeiro-Ministro António Costa, Presidente Macky Sall, Presidente do Governo Pedro Sanchez e presidentes Ursula von der Leyen e Charles Michel, na apresentação da Aliança de Resiliência à Seca, Sharm-el-Sheik, 7 novembro 2022
O Primeiro-Ministro António Costa afirmou a urgência da cooperação internacional para enfrentar a escassez de água, no lançamento da Aliança Internacional para a Resiliência à Seca (IDRA), durante a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, em Sharm el-Sheikh, no Egito.

«Como Primeiro-Ministro de um país que este ano sofreu uma das piores secas de sempre, gostaria de felicitar os promotores pelo lançamento desta aliança e de expressar o nosso apoio e disponibilidade para contribuir para a transformar numa valiosa plataforma», afirmou António Costa.

O Primeiro-Ministro disse que já ninguém se pode dar ao luxo de encarar a seca e a escassez de água como um fenómeno associado a eventos climáticos extremos, porque a sua regularidade mostra que se está já perante impactos das alterações climáticas.

«É urgente que nos adaptemos a esta dura realidade. Colocar a escassez de água e a seca no topo da agenda política internacional é fundamental para nos ajudar a reunir mais partes interessadas, a trocar conhecimentos, tecnologia e experiências. As secas representam um desafio significativo para as nossas sociedades», sublinhou.

António Costa disse também que «é igualmente urgente que abandonemos práticas que afetam a qualidade das águas subterrâneas e a sua poluição por adubos e outros produtos químicos». 

«Num mundo em que 40% da população mundial é afetada pela escassez de água, em que 80% das águas residuais ainda são descarregadas para o ambiente e mais de 90% das catástrofes estão relacionadas com a água, como nos lembra o secretário-geral das Nações Unidas [António Guterres], é urgente reforçar a governação da água», acrescentou.

Neste contexto, uma das prioridades deve ser evitar o desperdício de água potável, contribuindo cada cidadão «com pequenos gestos para conseguir poupanças significativas de água».

«Mas também temos de agir coletivamente para adaptar a nossa política agrícola para termos uma utilização mais eficiente da água e para garantir um comércio leal entre todos», afirmou.

Nos países mais desenvolvidos, é preciso investir nas infraestruturas de distribuição de água para reduzir a perda de água, e «nos países menos desenvolvidos, precisamos de instalar sistemas eficientes de distribuição de água para garantir que todos têm acesso a água potável. E é também imperativo que cuidemos das reservas de água existentes», acrescentou.

A IDRA é uma iniciativa do Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, e do Presidente do Senegal, Macky Sall, e a sessão de lançamento contou também com a participação dos presidentes da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e do Conselho Europeu, Charles Michel.