Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-10-04 às 15h55

Arte em São Bento 2022 - Coleção Peter Meeker

Arte em São Bento 2022 - Intervenção do Primeiro-Ministro
Arte em São Bento 2022
A partir de outubro de 2022, a residência oficial apresenta uma seleção de 48 obras provenientes da Coleção Peter Meeker, de Pedro Álvares Ribeiro, com curadoria de João Silvério.
 
Composta por cerca de 500 obras de artistas nacionais e internacionais, esta coleção privada de arte contemporânea começou a ser constituída na década de 1980 por Pedro Álvares Ribeiro. 

Uma das características particulares desta coleção é a existência de núcleos avultados de obras dos artistas representados, refletindo o interesse do colecionador em acompanhar os seus percursos e evolução. 

As obras da coleção estão em depósito no Museu de Serralves, no Museo Reina Sofia e no Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA), entre outros. 

Em 2019, o colecionador inaugurou a Casa São Roque – Centro de Arte no Porto, espaço dedicado à programação de exposições.

A residência oficial do Primeiro-Ministro, no palacete de São Bento, acolhe, todos os anos, uma seleção de obras de artistas portugueses pertencentes a uma coleção de arte contemporânea. 

A iniciativa Arte em São Bento foi criada em 2017 com o intuito de afirmar a vitalidade da criação artística nacional e projetar a imagem de um país inovador. 

Nas edições anteriores da Arte em São Bento, a residência oficial acolheu a Coleção Serralves (2017), a Coleção António Cachola/Museu de Arte Contemporânea de Elvas (2018), a Coleção Norlinda e José Lima (2019), a Coleção Figueiredo Ribeiro (2020) e a Coleção AA, de Ana Cristina e António Albertino Santos (2021).

A Residência Oficial é um espaço de representação e de soberania política, onde cada área tem uma funcionalidade específica. Neste contexto, a arte proporciona ao visitante uma experiência distinta de uma exposição num espaço museológico ou numa galeria. O estilo arquitetónico do palacete e o mobiliário existente constituem desafios a que os curadores têm sabido responder, sem reduzir as obras de arte a uma função meramente decorativa.

A inauguração da Arte em São Bento 2022 – Coleção Peter Meeker terá lugar na quarta-feira, dia 5 de outubro de 2022, às 14h30. O programa inclui um concerto de piano de Luís Costa no jardim do palacete de São Bento.

A residência oficial estará aberta ao público para visitas à Arte em São Bento 2022 no dia 5 de outubro, entre as 15h00 e as 19h00, com entrada livre. 

Até setembro de 2023, a exposição Arte em São Bento – Coleção Peter Meeker poderá ser visitada no primeiro domingo de cada mês.

Artistas: 
Ana Jotta
Ângela Ferreira
Augusto Alves da Silva
Francisco Tropa
Gerardo Burmester
Jorge Molder
José Pedro Croft
Julião Sarmento
Paulo Nozolino
Pedro Cabrita Reis
Pedro Calapez
Pedro Casqueiro
Pedro Portugal
Rui Chafes
Rui Sanches


Atualizado às 16h00 de 5 de outubro de 2022
Tags: arte