Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-07-06 às 18h31

37 projetos para «Transição Verde e Digital e Segurança nas Pescas» recebem 11,3 milhões de euros do PRR

Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, preside à apresentação dos projetos de «Transição Verde e Digital e Segurança nas Pescas», Lisboa, 6 julho 2022
Foram apresentados no Ministério da Agricultura e da Alimentação, em Lisboa, os projetos de «Transição Verde e Digital e Segurança nas Pescas», inserida na componente «10 – Mar», do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). 

Até 30 de junho, foram aprovadas e contratadas um total de 37 candidaturas, com um investimento total de 11,3 milhões de euros. 

Durante a cerimónia de apresentação destes projetos, a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, sublinhou a importância deste apoio para a modernização do setor. «Este investimento é fundamental para a economia nacional, contribuindo de forma decisiva para tornar a fileira do pescado mais competitiva, mais empregadora e ambientalmente mais sustentável, contribuindo para uma eficiente transição energética e digital 
deste setor».
 
Entre as candidaturas aprovadas, 27 são do âmbito da modernização da frota (21 das quais são embarcações da pesca costeira, e seis são da pesca local), sete são do âmbito da Indústria, e três da Aquicultura. 

De acordo com o Ministério da Agricultura e da Alimentação, no capítulo «Transição Verde e Digital e Segurança nas Pescas» está previsto um investimento total de 21 milhões de euros destinados ao setor privado, devendo ser aberto um novo aviso para candidaturas até ao final deste ano (dezembro de 2022). 

O Governo pretende continuar a apostar na inovação, na modernização dos processos, na redução da pegada de carbono e na economia circular das empresas e organizações da pesca, aquicultura, transformação e comercialização. 

«Pretende-se, ainda, melhorar as condições de segurança e conforto a bordo para os pescadores, bem como promover uma alteração de comportamentos, e 
contribuir para assegurar a redução das emissões de gases com efeito de estufa por parte das atividades da economia do mar até 2030, visando os compromissos assumidos no âmbito do Acordo de Paris e do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050», referiu o Ministério.