Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2022-09-28 às 18h13

Intervenção do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus no debate sobre o estado da União Europeia na Assembleia da República

Encontramo-nos aqui hoje para discutir o estado da União Europeia. E este debate não podia ser mais oportuno: a União Europeia está sob ataque, como o ato de sabotagem às condutas do Nordstream I e do Nordstream II – de que ontem tomámos conhecimento – demostra. Para além do atentado à soberania e integridade territorial da Ucrânia, é a própria União Europeia que é diretamente visada, por quem não tem pejo em fazer da energia, como da comida, e em geral da escalada de preços, armas que visam atingir o nosso modo de vida.

Por isso o discurso da Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, sobre o estado da União, no passado dia 14 de setembro, foi tão certeiro, ao colocar a guerra de agressão contra a Ucrânia no centro das preocupações europeias. E ao identificar como prioritárias as respostas da União Europeia para lidar com as consequências desta guerra, seja no plano da energia ou do apoio à economia e aos cidadãos, seja no plano da democracia e do respeito pelo Estado de Direito. Porque é estando ao lado da Ucrânia e do povo ucraniano que defendemos os valores em que se funda a nossa União, que protegemos as nossas sociedades e instituições, que travamos ameaças imperialistas e que reafirmamos o ideário de paz, solidariedade e convergência que ilumina o projeto europeu.

Leia a intervenção na íntegra