Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2023-10-26 às 16h34

Intervenção da Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, por ocasião da abertura solene do ano letivo do Instituto Universitário Militar

O arranque de um novo ano letivo é sempre um momento importante para as instituições de ensino. É, por isso, um gosto presidir a esta abertura solene do ano letivo do Instituto Universitário Militar, uma casa que bem conheço e de enorme importância para o Ensino Superior Militar.

Permitam-me que comece por saudar os alunos e alunas aqui presentes, das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana. Saibam que neste espaço terão acesso a uma formação única, associada ao estudo da segurança e da defesa, e que vos dará mais ferramentas para uma nova etapa da vossa carreira que comporta responsabilidades acrescidas.

Quero também cumprimentar o pessoal docente e não docente desta instituição e desejar-vos as maiores felicidades neste novo ano letivo. Sei bem que todos trabalham para manter o prestígio desta instituição como espaço de estudos avançados, investigação e promoção de conhecimento.

O Instituto Universitário Militar é sinónimo de elevados níveis de formação dos oficiais superiores e oficiais generais, que se querem conhecedores do passado do seu país, cientes dos desafios do presente, mas com uma visão projetada para o futuro. O saber que aqui adquirem contribui fortemente para o aperfeiçoamento permanente tão característico do exercício de comando, direção e chefia.

Leia a intervenção na íntegra no ficheiro em anexo.