Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-06-21 às 16h18

Zona Livre Tecnológica de Matosinhos afirma Portugal

Foi hoje publicada em Diário da República a Portaria que aprova a criação da Zona Livre Tecnológica (ZLT) de Matosinhos, a qual visa contribuir para afirmar Portugal como uma referência no desenvolvimento, teste e experimentação de soluções inovadoras de mobilidade orientadas para a neutralidade carbónica das cidades. 

A entidade gestora desta ZLT é o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento -, integrando a zona do Porto de Leixões e incluindo a faixa marginal do domínio público marítimo que abrange a área de jurisdição da APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A..
 
A ZLT de Matosinhos, para além de apoiar o desenvolvimento de soluções para os desafios da mobilidade do futuro, visa a promoção da aceleração da transição dos produtos e serviços para o mercado, propondo o estímulo à capacidade de inovação e internacionalização das empresas e start-ups portuguesas.
 
Para além do espaço físico e do ambiente virtual de teste e experimentação, as empresas e start-ups passam a poder aceder a uma plataforma de dados e conetividade, usufruindo de apoio técnico e tecnológico e de serviços especializados, à qual se soma a possibilidade de integrar parceiros com recursos e serviços complementares. A ZLT de Matosinhos tem como objetivo estratégico atrair projetos europeus e internacionais para teste e experimentação de tecnologias e produtos e serviços inovadores.

Áreas:
Economia e Mar