Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-08-30 às 19h35

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas visita Venezuela

1. Avaliação dos apoios sociais prestados à comunidade portuguesa na Venezuela em destaque na visita que passa por cinco localidades;

2. SECP na entrega de equipamentos digitais a estudantes do ensino do português;

3. Apresentação de protocolo de cooperação do Leitorado de Língua Portuguesa na Universidade Central da Venezuela.

DESLOCAÇÃO DECORRE DE 1 A 7 DE SETEMBRO

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP), Paulo Cafôfo, desloca-se à Venezuela para uma visita que passará por cinco localidades e que permitirá o contacto próximo com as comunidades portuguesas e lusodescendentes residentes.

Acompanhado pelo Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, o programa da deslocação, que arranca esta sexta-feira, inclui um importante pendor de avaliação dos apoios sociais prestados à comunidade portuguesa na Venezuela. Além de encontros com organizações associativas, empresários e demais membros da comunidade portuguesa, da agenda constam ainda visitas à rede consular, à rede médica portuguesa e a equipamentos de ação social.

No âmbito desta deslocação, o Secretário de Estado Paulo Cafôfo participa também na cerimónia de entrega de equipamentos digitais e respetivos conteúdos pedagógicos aos estudantes do ensino do português, no Instituto Português de Cultura, em Caracas. Trata-se de mais uma etapa do processo de transformação pedagógica do Ensino do Português no Estrangeiro que está em curso.

Destaque ainda para apresentação de protocolo de cooperação do Leitorado de Língua Portuguesa, na Universidade Central da Venezuela, que decorre no último dia da visita.

A deslocação enquadra-se no conjunto de iniciativas junto da diáspora, para este mandato, denominado "Portugal no Mundo: Caminhos para a Valorização das Comunidades Portuguesas",
com o objetivo de reforçar laços, aproximando os portugueses residentes no estrangeiro ao nosso país e, simultaneamente, contribuir para uma visão atual da diáspora.

A comunidade portuguesa na Venezuela é extensa e reside um pouco por todo o país. Perto de 182 mil cidadãos nacionais estão registados na rede consular e desempenham um papel muito relevante no tecido social e económico, principalmente no comércio e na indústria.