Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-01-18 às 15h16

Reunião em Bruxelas sobre o mecanismo ibérico

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e a sua homóloga espanhola, Teresa Ribera, reuniram no dia 18 de janeiro, em Bruxelas, com a vice-presidente da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, para discutir o objetivo da extensão do mecanismo ibérico.

Esta foi uma primeira reunião de trabalho para trocar impressões sobre a avaliação do mecanismo e a sua extensão. A reunião foi positiva e, agora, as equipas técnicas irão trabalhar para apresentar propostas num curto prazo. 

O Ministro do Ambiente já tinha tido a oportunidade de referir na véspera, na audição parlamentar da Comissão de Ambiente e Energia na Assembleia da República, que Portugal faz uma avaliação positiva do mecanismo ibérico, que tem cumprido o objetivo de desafetação do preço grossista da eletricidade do preço do gás. 

A solução ibérica permitiu uma redução de 20% no preço da eletricidade, em 2022, e gerou um benefício de cerca de 489 milhões de euros para todos os clientes expostos ao mercado grossista de eletricidade, em especial setores industriais.