Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-08-03 às 19h24

Retirada de portugueses do Níger

Foi concluída a retirada de nove dos dez cidadãos nacionais, que expressaram intenção de sair do Níger, estimando-se para breve a saída do último cidadão nacional.

A disponibilidade e apoio dos parceiros europeus, e em especial das autoridades francesas e da delegação da União Europeia em Niamey, foram fundamentais para a conclusão desta operação de evacuação que permitiu a saída de cidadãos nacionais e de cidadãos cabo-verdianos, em segurança, do território nigerino.

Neste dia em que se assinala o Dia da Independência do Níger, Portugal reitera a sua posição de condenação de toda e qualquer tentativa de subversão da ordem constitucional, a qual deve ser rapidamente restaurada. O diálogo entre as partes deve prevalecer, evitando a escalada de violência e garantindo a libertação do Presidente Bazoum e demais Ministros entretanto detidos. Portugal apoia as posições expressas pela União Africana e pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, em linha com a União Europeia.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros continua a acompanhar a situação no Níger através da Embaixada de Portugal em Abuja, e em articulação com a Delegação da UE em Niamey.