Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2022-09-06 às 12h46

Primeiro-Ministro assinala bicentenário da Independência do Brasil

Reafirmando o seu empenho no estreitamento dos laços que unem brasileiros e portugueses, o Primeiro-Ministro associa-se às comemorações do bicentenário da independência do Brasil. Assim, começa por assinalar a data simbolicamente no próprio dia 7 de setembro, marcando presença, em Faro, na Cerimónia de atribuição ao Aeroporto de Faro da denominação oficial Aeroporto Gago Coutinho. 

Gago Coutinho distinguiu-se como um dos nomes mais sonantes da navegação aérea nacional e internacional. A resolução que altera a denominação do Aeroporto Internacional de Faro para Aeroporto Gago Coutinho foi aprovada em Conselho de Ministros a 15 de junho de 2022.

Com esta homenagem, o Governo assinala o centenário da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, em 1922, pelo Almirante Gago Coutinho. A viagem, realizada entre Lisboa e o Rio de Janeiro, ocorreu no âmbito do centenário da independência do Brasil e representa uma das maiores proezas militares e científicas da história da navegação aérea.
 
Na cerimónia estará presente, na placa do aeroporto, o novo avião militar C390 Millenium da EMBRAER, que em breve iniciará operações em Portugal para as Forças Armadas. 

As Comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil terão também lugar na Residência Oficial do Primeiro-Ministro com uma programação cultural que irá decorrer nos jardins da Residência Oficial, em Lisboa, no próximo dia 10 de setembro, sábado.

A Casa do Brasil de Lisboa, a mais antiga e representativa associação da comunidade brasileira residente em Portugal, foi convidada a propor uma programação cultural para os jardins da Residência Oficial do Primeiro-Ministro, com o intuito de representar a riqueza e vitalidade da cultura brasileira.

No dia 10 de setembro estarão presentes nos jardins de São Bento diversos artistas e entidades culturais brasileiras que irão apresentar espetáculos de música e dança, do carnaval de rua ao forró, do funk à roda de samba. O programa inclui ainda uma oficina de artes visuais para crianças.
 
A Residência Oficial do Primeiro-Ministro estará aberta à população entre as 14h00 e as 19h00. A entrada é gratuita.
Tags: Brasil