Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2022-10-24 às 19h04

Prémio Camões 2022 atribuído a Silviano Santiago

No seguimento da reunião do júri da 34ª edição do Prémio Camões, que decorreu no dia 24 de outubro, o Ministro da Cultura anuncia que o Prémio Camões 2022 foi atribuído a Silviano Santiago.

Segundo o júri, «Silviano Santiago, além de escritor com uma obra literária com vários prémios nacionais e internacionais (Jabuti, Oceanos, etc.), é um pensador capaz de uma intervenção cívica e cultural de grande relevância, com um contributo notável para a projeção da língua portuguesa como língua do pensamento crítico, no Brasil e fora dele (nos países ibero-americanos, africanos, nos Estados Unidos e na Europa).»

Sobre o escritor distinguido, o ministro da Cultura destaca o «perfil de intelectual interventivo, com uma visão ampla e abrangente sobre o que é a Cultura, materializada em reflexões sobre múltiplos domínios, desde Machado de Assis aos estudos culturais, Caetano Veloso e o tropicalismo». Para Pedro Adão e Silva, «o Prémio Camões, sendo um prémio de consagração, tem o mérito de estimular o interesse pela literatura em língua portuguesa, fomentar o reconhecimento mútuo e incentivar à leitura dos autores da lusofonia para além das fronteiras do país de origem do premiado».
      
Nota biográfica

Silviano Santiago é ensaísta, romancista e contista. Nasceu em 1936, em Formiga, Minas Gerais, Brasil.

Bacharel em Letras Neolatinas pela Universidade Federal de Minas Gerais, 1959.

Diplomas de primeiro e segundo ano de especialização em Literatura Francesa (bolsista da CAPES). Centre d`Études Supérieures de Français, Rio de Janeiro, 1960 e 1961.

Doutor em Letras francesas pela Universidade de Paris (Sorbonne), em 1968, com tese sobre Os Moedeiros Falsos, de André Gide.
Silviano Santiago já recebeu numerosos prémios, destacando-se o Jabuti 2017, e o Prémio Oceanos em 2015, e o segundo lugar do Prémio Oceanos em 2017.

Leia o comunicado
Tags: literatura
Áreas:
Cultura