Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2022-12-19 às 17h39

Portugal reforça contribuição para Programa de Financiamento para Redução da Pobreza e Crescimento do FMI

Portugal vai reforçar a sua contribuição para o Programa de Financiamento para Redução da Pobreza e Crescimento (PRGT, na sigla em inglês), a principal ferramenta do Fundo Monetário Internacional (FMI) para apoio aos países de baixo rendimento.

Portugal canalizará, através de um investimento do Banco de Portugal, 264 milhões de Direitos de Saque Especiais (SDR, na sigla inglesa, o cabaz monetário do FMI) para a conta de Depósito e Investimento do referido Programa, o que equivale a cerca de 330 milhões de euros.

Segundo cálculos do Banco de Portugal, esta aplicação de SDR deverá permitir gerar perto de 11 milhões de SDR (cerca 14 milhões de euros) no período de 10 anos para reforço da capacidade financeira do programa, sendo canalizados para a conta de Subsidiação do PRGT.

O montante permitirá contribuir para a sustentabilidade deste importante instrumento de solidariedade internacional. A operação não terá impacto no orçamento nacional, não afetando, portanto, nem o défice nem a dívida pública nacionais.

Na sequência do esforço internacional para combater os efeitos negativos causados pela pandemia da covid-19, em julho de 2021, o FMI apelou aos seus Membros para que reforçassem as suas contribuições para o PRGT. Com esta contribuição, Portugal responde ao repto do FMI e acompanha o esforço da comunidade internacional para apoiar os países de baixo rendimento, a par de outros países europeus, tais como Espanha, França e Itália, que já assumiram o compromisso de reforço das suas contribuições para o PRGT.

Áreas:
Finanças