Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2024-03-22 às 14h42

Novos Quadros de Zona Pedagógica


1. Publicada a lista dos 63 Quadros de Zona Pedagógica, com 85% dos professores a serem colocados na primeira opção

2. Redução de distâncias de 200 para 50km

3. Maior fixação de docentes em mais de uma década

Foi publicada a lista de transição para os novos 63 Quadros de Zona Pedagógica (QZP).

Cumpre-se, assim, o compromisso do Governo de reduzir as distâncias de colocação dos professores, aumentadas em 2013 com a criação de apenas 10 Quadros de Zona Pedagógica com distâncias internas em alguns casos superiores a 200km.

A passagem para os novos 63 Quadros de Zona Pedagógica permite agora que os professores vejam reduzidas as suas deslocações internas no QZP em que estão colocados para máximos de 50km.

Este concurso teve como objetivo distribuir os professores colocados em QZP pelos novos quadros, tendo cerca de 85% obtido colocação na sua primeira opção.

Esta é uma colocação transitória, na medida em que todos estes professores poderão concorrer às 20853 vagas de Quadro de Escola abertas e divulgadas esta semana, estabilizando a sua colocação numa escola concreta.

Desta forma, concretiza-se assim, uma fixação de docentes sem precedentes em mais de uma década.

O novo regime de recrutamento e colocação de professores prevê também que, anualmente, sejam recuperadas as vagas entretanto disponibilizadas, acelerando-se as possibilidades que os professores terão de se aproximar da sua área de residência ou de preferência.
Tags: professores
Áreas:
Educação