Saltar para conteúdo

Comunicados

2023-09-10 às 18h29

Nomeações para comandar PSP de Lisboa e UEP

1. O Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP), Superintendente José Barros Correia, propôs a nomeação do Superintendente Fiães Fernandes.

2. Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública, Superintendente-Chefe José Barros Correia, propôs o Superintendente Luís Carrilho para Comandante da Unidade Especial de Polícia da PSP.

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, aceitou as propostas de nomeação dos Superintendentes Fiães Fernandes e Luís Carrilho para os cargos de Comandante Metropolitano de Lisboa da PSP e da Unidade Especial de Polícia, respetivamente.

As propostas foram apresentadas pelo recém-empossado Diretor Nacional da PSP, Superintendente-Chefe José Barros Correia, e vão agora seguir os trâmites processuais.

O Superintendente Fiães Fernandes é o atual Diretor do Departamento de Sistemas de Informação e Comunicações da PSP. Antes desempenhou funções de Diretor-Adjunto do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e em missões internacionais de policiamento ao serviço da ONU, nomeadamente de Comandante de Contingente na Bósnia Herzegovina.

O Superintendente Luís Carrilho já comandou as forças de Polícia das Nações Unidas nas operações de manutenção da paz em Timor-Leste, Haiti e República Centro-Africana, foi nomeado Conselheiro de Polícia das Nações Unidas (UNPOL), tendo também sido diretor da Divisão de Polícia no Departamento de Operações de Paz da ONU em 2017. Após o exercício de funções na ONU, desempenhava desde outubro de 2022 as funções de Chefe do Serviço de Segurança da Presidência da República (Oficial de Segurança do Presidente da República).

Os currículos completos do Superintendente Luís Fiães Fernandes e do Superintendente Luís Miguel Ribeiro Carrilho seguem em anexo.