Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2022-05-10 às 14h42

Ministro dos Negócios Estrangeiros na primeira reunião da Coligação para derrotar o ISIS no continente africano

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, participa na Global Coalition to Defeat ISIS/Daesh, a reunião ministerial da Coligação Global para derrotar um dos mais conhecidos grupos terroristas, o autodenominado Estado Islâmico (ISIS).

Os 84 países que compõem a Coligação - criada em setembro de 2014, por iniciativa dos EUA – estão empenhados em derrotar o ISIS em todas as suas frentes, seja no combate à globalidade das suas atividades ou através do desmantelamento dos seus grupos afiliados.

Portugal faz parte da meia centena de países fundadores desta Coligação, tendo participado em todas as reuniões ministeriais. O Ministro João Gomes Cravinho intervém esta quarta-feira, dia 11 de maio, em Marraquexe, em mais um encontro à escala global, no qual estarão presentes os chefes da diplomacia de cerca de duas dezenas de países europeus - nomeadamente Espanha, França, Itália, Grécia, Suécia ou Dinamarca.

Pela primeira vez esta reunião ministerial decorre no continente africano, sendo copresidida pelos responsáveis da política externa de Marrocos e dos Estados Unidos. Precisamente por que se tem verificado um crescimento efetivo deste grupo terrorista em África, um dos painéis de trabalho analisará este continente, sendo o Iraque e a Síria ou o Afeganistão outras das regiões nas quais estará focada a intervenção dos decisores presentes.

Combater o financiamento do ISIS e a sua estrutura económica, prevenir o fluxo de combatentes terroristas estrangeiros ou combater a difusão da propaganda do grupo terrorista são, em suma, alguns dos objetivos destas reuniões regulares de alto-nível que juntam decisores políticos de todo o mundo.

O Ministro João Gomes Cravinho, juntamente com um pequeno grupo de homólogos, terá ainda um jantar reservado com o anfitrião da reunião da Coligação, o Ministro dos Negócios Estrangeiros marroquino, Nasser Bourita.
Tags: terrorismo