Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-02-13 às 17h53

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visita a empresa LusoSpace

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, visita a LusoSpace esta terça-feira, dia 14 de fevereiro, a partir das 17h30, em Lisboa, no âmbito da iniciativa PRR em Movimento que acompanha a concretização dos projetos desenvolvidos ao abrigo dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A LusoSpace é responsável pela implementação de uma componente da Agenda New Space Portugal, enquadrada no PRR, nomeadamente no que diz respeito à constelação VDES, a qual integra 10 satélites dedicados à nova geração de comunicações para a monitorização de tráfego marítimo.

A empresa portuguesa tem uma tradição de mais de 20 anos no desenvolvimento de produtos e subsistemas no âmbito do setor espacial, em particular, sensores de posicionamento e sistemas de realidade aumentada para simulação de manufatura e manutenção em órbitra de sistemas espaciais. 

Hoje, a LusoSpace, através desta componente da Agenda New Space Portugal, liderada pelo consórcio GeoSAT, pretende evoluir na sua cadeia de valor, posicionando-se como operador nacional na área dos serviços de comunicação por satélite, nesta área específica da Monitorização do tráfego marítimo.

Trata-se de uma visita com particular importância, tendo em conta o desígnio da área governativa da ciência, tecnologia e ensino superior que pretende alavancar a atividade de I&D+I e o desenvolvimento industrial em sistemas espaciais e de observação terrestre através do desenvolvimento de consórcios entre as comunidades académica e científica e os setores empresarial e industrial. 

Tags: espaço