Saltar para conteúdo

Comunicados

2022-05-07 às 11h15

Ministério da Educação e RTP lançam #EstudoEmCasa para ucranianos

Diferentes aspetos da vida quotidiana e um conjunto de léxico essencial constituem a base das aulas de #EstudoEmCasa com a Ucrânia, que foram lançadas oficialmente no RTP Ensina. 

Trata-se de uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação e da Rádio e Televisão de Portugal – RTP SA, que visa facilitar a integração das crianças e dos jovens ucranianos em Portugal.

Ao longo de 14 programas de português língua não materna, duas docentes, uma de língua ucraniana e outra de português, dão a conhecer a língua portuguesa a falantes de nível de iniciação e, ao mesmo tempo, promovem a cultura portuguesa em articulação com aspetos da cultura ucraniana. 

Apesar de estar vocacionado para os alunos que agora integram o sistema escolar português, este projeto é também direcionado para os cidadãos adultos deslocados provisoriamente em Portugal.

#EstudoEmCasa com a Ucrânia é uma derivação da iniciativa realizada durante a pandemia que permitiu a milhares de estudantes portugueses terem aulas em casa. Este novo projeto está disponível no RTP Ensina e integra um conjunto de blocos de 15 minutos cada. 

Na plataforma educativa da RTP está também disponível um dicionário básico e audiovisual de português/ucraniano.
Tags: Ucrânia, escolas
Áreas:
Educação